A Servidão Moderna – Jean-François Brient

DOCUMENTÁRIO: http://www.youtube.com/watch?v=Sgd4xLmLBrc
SITE: http://www.delaservitudemoderne.org/texto-po.html

“A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários”. (texto extraído do site do You Tube, acima indicado).

O pensamento filosófico de Francisco de Vitória e sua importância para o direito internacional

O DIREITO INTERNACIONAL E A HISTÓRIA DO PENSAMENTO DE FRANCISCO DE VITÓRIA – MURILLO SAPIA GUTIER

Publicado na Revista Âmbito Jurídico, Revista Jurídica Eletrônica, ISSN 1518-0360, nº 92, de 09/11, editada por Âmbito Jurídico -, em http://www.ambito-juridico.com.br

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10250

Resumo: O presente trabalho busca delinear o pensamento de Francisco de Vitória e sua importância para a fixação dos marcos atuais do direito internacional e dos direitos humanos.

SUMÁRIO: 1. O entendimento atual de direito internacional; 2. Francisco de Vitória e o seu pensamento vanguardista; 3. Vitória e os Direitos Humanos; Considerações conclusivas; Referência Bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE: Direito Internacional; Direitos Humanos; Francisco de Vitória